Piada de mau gosto

Mais  parece uma brincadeira de péssimo gosto o que o Tribunal de Justiça do Piauí pretende fazer, na próxima semana: a prorrogação de mandato dos atuais dirigentes, fato anunciado na coluna, desde a semana passada. O fato é absurdo por várias razões,  principalmente,  porque chegou-se a uma estranha unanimidade, em que os 19 desembargadores assinam o requerimento em que pede a prorrogação dos mandatos até dezembro de 2018. E, como se não bastasse isso, o Portal AZ, tendo como fonte o www.pautajudicial.com.br divulgou ontem a manifestação da Associação dos Magistrados do Brasil AMB respondendo a uma consulta da Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), que é contrária à mudança do regimento interno  do Tribunal do Piauí através de resolucão . O que se procura entender é a causa desta açodada decisão, e da forma sorrateira de fazê-la. Afinal de contas, sendo um fato conhecido dos desembargadores e reconhecido pela entidade que os representa  e, não só, havendo decisão em contrário do Supremo Tribunal Federal,  é de se imaginar que algo muito estranho esteja acontecendo ou em vias de acontecer no Tribunal de Justiça do Piauí.  Porque,  somente assim ,se explica esse desejo de prorrogação de mandatos que é, por conhecimento dos desembargadores, absolutamente ilegítimo e ilegal.

Flávio Nogueira: o Wellington Dias está tão bem que vai escolher até o candidato da oposição com o qual irá disputar o governo
Flávio Nogueira: o Wellington Dias está tão bem que vai escolher até o candidato da oposição com o qual irá disputar o governo

Heresia
Especialista do Direito, certamente, com menor conhecimento jurídico que um desembargador, consideraria uma ‘heresia jurídica’ a resolução, já assinada por pelo menos 14 desembargadores, para mudar o regimento interno e prorrogar os mandatos dos atuais dirigentes do TJ. 
Em todos os demais tribunais as resoluções são assinadas somente depois de aprovadas.

Prontinha
A resolução, portanto, está prontinha para ser ‘aprovada’ na sessão de segunda-feira próxima.
Mesmo com todos os digníssimos magistrados já sabendo, de antemão, posição contrária da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). 

O parecer 
Consultada pela Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi) a AMB deu parecer contra prorrogação de mandatos. 
Imagine quando a entidade souber que escondido no meio desse bolo tem o projeto da reeleição.
Também proibido pelo STF. 
 
Jogo bruto
A campanha eleitoral pela presidência do Crea-PI está tomando contornos de disputa do interior: o nível não anda muito alto. 
A turma do lado de lá está chamando o candidato Napoleão Azevedo de ‘Veim’, querendo depreciá-lo, esquecendo, entretanto, que este epíteto fez a consagração de um senador  da República.

Camaro viajador
“Eles esquecem que enquanto o veim é trabalhador o presidente atual é um viajador”, dizem os partidário de Napoleão, apontando para Paulo Pacon. 
Será porque Pacon  acaba de comprar um camaro?

Tá fácil, é?
O ex-deputado Flávio Nogueira (PDT) se mostra tão otimista em relação a quarta eleição de Wellington  Dias para o governo, em 2018, que o índio vai se dar ao luxo de escolher quem deve ser seu adversário. 
Como que esteja dizendo que dessa ruma da oposição não tem competidor à altura. 

A ovelha
No Café com Informação Nogueira chega a comparar o futuro adversário de Wellington Dias à ovelha que é desgarrada do rebanho para servir a algum propósito.

Falta o eleitor?
O PP gostaria de ter os candidatos a vice-governador e ao Senado, na próxima chapa encabeçada por Wellington  Dias. 
O PMDB quer empurrar Themistocles Filho para vice e Marcelo Castro para o Senado. 
Até o PDT gostaria de ter Flávio Nogueira, como vice e Robert Rios, no Senado, também na chapa do governador. 
Tudo muito bem. Eles só precisam, agora, partir para a próxima etapa: combinar com o eleitor.

IR
Está programada para segunda-feira próxima o pagamento, pela Receita Federal das restituições do quinto lote do Imposto de Renda, totalizando R$ 2,8 bilhões para 2,36 milhões de contribuintes.

Ponto facultativo
A OAB-PI provocou e o CNJ recomenda que o Tribunal de Justiça do Piauí não decrete mais ponto facultativo – esticando os finais de semana, como fez, em relação ao expediente de amanhã. 
Para o CNJ o TJ do Piauí os índices de produtividade do tribunal piauiense são absurdamente baixos.

Portaria
A OAB Piauí havia tentado anular a portaria do presidente do TJ concedendo ponto facultativo no dia 13, ou seja, amanhã. Mas o CNJ não aceitou, apesar de saber que o tribunal anda muito lento. 
O Mais preguiçoso do país em matéria de julgamento de processos. 

Podemos
A direção nacional do Podemos anda atrás do ex-senador João Vicente Claudino. 
Vê no filho de Seu João um excelente quadro para o partido no Estado.

Ping Pong

Lição muito atual

Conta Sebastião Nery, em seu livro “Folclore político: 1950 histórias” que às vésperas de se suicidar, Getúlio Vargas recebeu para uma conversa o seu ministro de Viação, José Américo de Almeida, a quem se queixou de ser cada vez mais rarefeitos homens com verdadeiro espírito público.
José Américo: “Então, presidente, diga-me o que pensa dos homens de seu ministério”.
Getúlio: “A metade não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo”.

Publicado originalmente em 11 de Outubro de 2015.

Expressas

Condomínios de Teresina aderem à coleta seletiva. Os empreendimentos interessados devem enviar um ofício à Coordenação de Limpeza Pública solicitando o serviço.

Voluntários distribuem brinquedos para crianças internadas no HUT. Crianças em leitos e enfermarias receberam brinquedos e lanches.

Parque da Cidade é uma das opções de lazer para este feriado. O local tem funções de lazer, esporte, recreação, educação ambiental e atividades culturais.