Sinais ambíguos

Firmino Filho (PSDB) filiou três figuras de proa do tucanato local no Progressistas de Ciro Nogueira: a esposa Lucy, que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito Silvio Mendes e seu ex-secretário de Planejamento, Washington Bonfim. Esse passo do prefeito rumo ao maior partido da aliança governista estadual, mas aliado dele na Prefeitura, tem sido, com razão, interpretado como uma ambiguidade por gente da oposição, que gostaria do prefeito uma definição mais clara se ele é carne ou se é peixe. O fato é que Firmino nem quer ser candidato a governador, porque sabe que o cenário não o favorece e uma candidatura seria lançar-se ao mar sem bote ou colete salva-vidas, tampouco deseja se indispor com o aliado Ciro Nogueira. Sobre apoiar a reeleição do senador, o prefeito tucano de Teresina disse que não tem como não votar em Ciro – o que parece ser uma regra para boa parte dos prefeitos piauienses, que enxergam no congressista um político com resultados para as gestões municipais sem dinheiro em um cenário de crise crônica. Ao dizer que vai apoiar a candidatura à reeleição de Ciro Nogueira, Firmino faz real-politik, o que é uma tendência de boa parte dos prefeitos:  podem votar em candidatos a governador diferente, mas num mesmo senador, esteja ele numa chapa de governo ou de oposição.

Caroline Emond, a canadense que discretamente visitou o Piauí
Caroline Emond, a canadense que discretamente visitou o Piauí

Caroline Emond
Uma personalidade do setor agrícola internacional passou discretamente pelo Piauí, e partiu encantada com o que viu no litoral e na Serra da Capivara.
Ela é a canadense Caroline Emond, a nova diretora-geral da Organização Internacional do Leite, que tem 45 países membros e sede em Bruxelas.
Discretamente, ela esteve no Piauí, visitando o Litoral, Teresina e a Serra da Capivara.

Daniel Pruzin
Quem também passou o fim do ano na Praia do Sardim, perto de Barra Grande, foi o vice-diretor de comunicações da Organização Mundial do Comércio (OMC), o jornalista americano Daniel Pruzin, com sua esposa Danielle, francesa.
O casal veio diretamente de São Paulo para Parnaiba no vôo da Azul, sendo hospede do jornalista piauiense Assis Moreira (do Valor Economico, na Europa) e sua esposa suiça Suzana, na praia do Sardin, em Cajueiro da Praia.

Bom humor
E nem a pesada música eletrônica da Piauiwai, nas cercanias da residência onde se hospedaram, tirou seu bom humor.
Pruzin é reputado como um dos maiores especialistas de comércio internacional.

Vai que...
Há quem diga que haverá uma chapa Henrique-Henrique em 2018. João Henrique deputado federal, Henrique Pires, estadual. Ambos pelo MDB, naturalmente, e com a providencial ajuda do amigo Michel Temer. Será que cola?

Chove chuva
As boas chuvas que apontam um aumento na produção de grãos dos cerrados também enchem os olhos dos plantadores de cana-de-açúcar na região de União.
O grupo Olho D’Água projeta um aumento na colheita de cana e na produção de açúcar e álcool este ano, resultado direto da ampliação da área plantada e da regularidade das chuvas na região.

Empregos
O grupo Olho D’Água colhe hoje em torno de 1 milhão de toneladas de cana de açúcar por ano, em aproximadamente 16 mil hectares de área plantada (13 mil hectares de área própria e 3 mil de fornecedores).
Investindo em tecnologia e na expansão da área plantada, a empresa quer chegar a 1,5 milhão de toneladas em 3 anos.

Festa
O prefeito Claudison Brito (PP) está preparando uma grande festa em praça pública para comemorar os 24 anos de emancipação política de Barra D’Alcântara. O aniversário é no dia 26 de janeiro, uma sexta-feira, mas a celebração será dia 27, sábado, para a população participar e aproveitar mais.

Muitos
Barra D’Alcântara foi criada em 26 de janeiro de 1994, por lei assinada pelo então governador Freitas Neto, junto com uma penca de outras cidades piauienses, entre as quais Alvorada do Gurguéia, Bela Vista do Piauí, Betânia do Piauí, Boa Hora, Boqueirão do Piauí e Brejo do Piauí.

As outras
Também fazem aniversário no mesmo dia, 26 de janeiro, as cidades de Campo Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Currais, Curral Novo do Piauí, Geminiano, Ilha Grande, Júlio Borges, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Sítio, Morro Cabeça no Tempo, Nossa Senhora de Nazaré, Nova Santa Rita, Novo Santo Antônio, Pajeú do Piauí, Paquetá, Pau D'Arco do Piauím Pavussu e São João da Fronteira,

Fun Férias
A partir de amanhã, as crianças contarão com uma programação especial de férias com atividades que aliam aprendizado e diversão.
O Fun Férias, promovido pelo Teresina Shopping, trará jogos, brincadeiras, shows infantis, espetáculos teatrais e muito mais, em parceria com a Wizard Teresina.

Miss Brasil
Por conta da Copa do Mundo e das eleições gerais, o reinado da Miss Brasil eleita em 2017 vai ser muito curto. A eleição para escolher a sucessora da piauiense Monalisa Alcântara, será em abril, portanto, daqui a três meses.

Miss Piauí
O concurso para escolha das candidatas a miss nos Estados já começa este mês.
Até o ano passado o certame se dava em maio.

Ping Pong

Vivo de Amores

A campanha comemorativa dos 158 anos de Teresina, lançada pela Prefeitura, é "Vivo de amores". No shopping, o empresário Danilo Damásio é abordado pelo ex-vereador Dubá Leitão.
Dubá: “Você viu, a campanha de aniversário de Teresina? Tem o tema Vivo de Amores”.
Danilo: “Eu vi. Parece até que a campanha foi inspirada em mim”.
Dubá: “Como assim inspirada em você?”
Danilo: “É que eu também vivo de amores, principalmente do amor que me faz apurar dinheiro apurado no Garden e no Afrodite”.

*Publicado originalmente em 31 de julho de 2010.

Expressas

Tem candidatura no Piauí que não resiste a uma exposição mais forte à luz solar. Apodrece na hora.

Aliás, sobre isso, convém lembrar a história bíblica do ídolo de pés de barro para lembrar o mito Bolsonaro.

Quem sabe de política sabe que o converseiro de agora é mais para animar militância que para ganhar eleição.