O Piauí cresce

Um relatório do banco Itaú indica que no período entre 2014 e 2017 o Piauí foi o único Estado a não registrar decréscimo econômico, embora o crescimento do Produto Interno Bruto tenha sido de somente 0,3% no período. Quando a comparação se dá entre 2016 e 2017, o Piauí fica atrás de Pernambuco (4,8%) e Maranhão (3,6%), empatando com o Ceará, que registrou um aumento de 2,9% no PIB. Parece que os dados agradaram o governo estadual, que ontem já espalhava a informação por meios de aplicativos de mensagem, celebrando o feito – que é muito mais do setor privado e bem menos do setor público. Isso porque o mesmo banco produziu um estudo, a pedido do jornal Folha de São Paulo, no qual o Piauí aparece entre os cinco estados com maior crescimento da economia em 2017. O primeiro da lista é o Maranhão, com 9,7%, impulsionado pelo agronegócio, atividade econômica que também é a responsável pela maior fatia da expansão de 4,6% do PIB do Piauí. Assim sendo, parece razoável que não somente se dê mais atenção a empreendimentos empresariais rurais, mas que as políticas públicas de infraestrutura se efetivamente voltem para o atendimento de demandas deste setor cada vez mais fundamental da economia piauiense.

A miss Brasil Monalysa Alcântara virá prestigiar o concurso de Miss Piauí que a Band realizará em abril (Foto: reprodução instagram)
A miss Brasil Monalysa Alcântara virá prestigiar o concurso de Miss Piauí que a Band realizará em abril (Foto: reprodução instagram)

Data AZ
Foi concluída a pesquisa Data AZ de intenção de votos realizada no final de semana no Piauí. 
O resultado será divulgado ainda hoje. 
A pesquisa foi encomendada pelo diretório regional do PR.

Sobre barragens
Leitores da coluna reparam uma informação: não estão sangrando os dois grandes açudes das cidades de Pio IX (Cajazeiras) e Fronteiras (Barreiras). Estão cobertos de razão. Na verdade as chuvas caídas nos dois municípios apenas repuseram parte do estoque de água nos dois reservatórios.

Água boa
Mas se ainda não encheram as duas grandes barragens dessas cidades situadas entre as de menor índice de chuva, as pequenas barragens estão cheias. Medições pluviométricas feitas por particulares em Fronteiras e Pio IX indicam que 2017 tem sido o ano de maior índice de chuvas desde 2009.

Milho 1
O Maranhão cresceu no ano passado 9,7% - contra 1% da média nacional. Isso se deveu ao agronegócio, mas por lá o governo anda dando uma mãozinha. Um exemplo é a redução do ICMS sobre o milho de 12% para 2%.

Milho 2
O resultado de uma política tributária favorável é que o milho produzido no lado maranhense do rio Parnaíba chega ao Piauí a um custo menor que o mesmo grão produzido aqui. Tira competitividade dos produtores piauienses, mas talvez favoreça a avicultura do Estado.

Boa safra
No cerrado, já foi iniciada a colheita de soja. Isso possibilita medir exatamente a produtividade de cada talhão de terra plantado. Segundo o agricultor Altair Fianco, de Uruçuí, haverá neste ano a maior média de produtividade de todos os tempos na região Sudoeste do Estado.

Boa média
As primeiras médias de produtividade com a soja já colhida indicam 3.600 quilos por hectares – 20% a mais que a expectativa de rendimento da Conab, estabelecida em três toneladas por hectare.

Recorde
Na comparação com a safra passada, o aumento da produtividade tende ainda ser maior, avalia Altair Fianco. Em 2017, o rendimento médio da soja no Piauí foi de 2.843 quilos por hectare. Se a média alcançada for de 3.600 quilos por hectare, o crescimento será de 26,62% na comparação entre as duas colheitas.

Cirurgia pediátrica
A vice-governadora Margarete Coelho e o deputado federal Maia Filho, ambos do Progressistas,  foram a Floriano para acompanhar o Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, no Hospital Tibério Nunes. Também estavam no hospital o secretário da Saúde, Florentino Neto e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Esforço
A iniciativa da Secretaria da Saúde pretende realizar mil cirurgias em crianças em todo o Piauí – 200 delas em Floriano. No sábado, 20 crianças foram submetidas a operações em Floriano e a ideia é zerar a demanda na cidade e na região.

Concentrado
Uma lei complementar estadual sancionada na semana passada e que recebeu o número 231 coloca na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Teresina, todos os processos relacionados ao direito à saúde.

Piauí na lista
Acontece entre os dias 16 e 28 de março a eleição para a diretoria da Cassi-Banco do Brasil. Votam funcionários ativos e aposentados do BB e entre os candidatos está o piauiense Claudio Said, filho do jornalista, professor e historiador Carlos Said.

 

Ping Pong

Calendário lunar

O publicitário Eduardo Neves liga para a Tam. A atendente foi gentil e solícita, mas por um momento ficou meio aérea.
Atendente “O senhor deseja solicitar o cancelamento e reembolso da passagem marcada para o dia 14?”
Eduardo: “Sim, dia 14, amanhã”.
Atendente: ”Então o senhor não embarcou?”
Eduardo: “Não, meu bem. Eu não sei aí em São Paulo, mas aqui em Teresina ainda é dia 13 de maio”.

Originalmente publicado em 24 de junho de 2013.

Expressas

O HGV agora terá serviço de cateterismo cardíaco. Bom que assim seja, porque vidas poderão ser salvas.

Os empregados dos Correios entram em greve amanhã. Periga a população não perceber o movimento.

O curso de Direito da Uespi em Floriano está mandando bem: 100% dos concludentes passaram no exame de Ordem.