O centro de estética que seu animal frequenta está qualificado para atendê-lo?

Você já se interessou em saber se os profissionais do banho e tosa que seu pet frequenta são qualificados?

É importante sabermos que desde 2002 as ocupações profissionais de banhistas, tosadores e esteticistas dos animais domésticos são regidas pela legislação trabalhista CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Desta forma, os profissionais de banho e tosa devem possuir qualificação mínima para exercerem suas funções, e a partir dessa profissionalização exercerem e usufruírem os seus direitos e deveres.

Segundo a CBO 5193: “Para o exercício das ocupações de banhista, esteticista e tosador de animais domésticos requer-se até a quarta série do ensino fundamental; para o enfermeiro veterinário, ensino médio incompleto. Exige-se curso de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula para os esteticistas, tosadores e enfermeiros veterinários. O desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre um e quatro anos, dependendo da ocupação exercida...” Vale lembrar que qualificação profissional é diferente de aprimoramento profissional. A qualificação requer conhecimentos gerais e específicos, e não somente técnicas de banho e tosa, para que os profissionais trabalhem em conformidade com normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde.

Durante muitos anos o mercado de estética dos animais domésticos vem trabalhando de forma amadora. Muitos empresários e empregados sequer conhecem as normas da legislação, assim muitos estabelecimentos estão despreparados para lidar com as mais diversas situações que ocorrem dentro de um banho e tosa, o que vem acarretando muitas situações desconfortáveis que estamos acompanhando rotineiramente na internet e nos jornais. A boa notícia é que aqui em Teresina já temos estabelecimento comprometido com a qualificação dos seus profissionais! O Mr. Pet Teresina está qualificando sua equipe ofertando um curso de 200 horas, entre aulas teóricas e práticas, que envolvem disciplinas como: Introdução à Anatomia e Fisiologia dos Pequenos Animais; Prevenção de acidentes e Primeiros Socorros; Bem Estar Animal, Legislação e Ética Profissional; Segurança e Biossegurança do trabalho; Comportamento Animal; Gerenciamento do salão; Atendimento ao Cliente... Ufa! E também, é claro, estão sendo abordadas as técnicas de banho e tosa e conhecimento dos padrões das principais raças. A turma que está sendo formada conta com mais dois alunos, que se interessaram em fazer a qualificação juntamente com a equipe do Mr. Pet, sendo um deles empresário e médico veterinário no interior do Piauí e uma educadora física, que também atua no ramo da estética pet em Teresina, mostrando que esse mercado está despertando a profissionalização do setor.

Então pessoal, a dica de hoje é: averiguem a capacitação dos profissionais do salão de estética que seu peludo frequenta:

- Banhistas: “Não precisam” obrigatoriamente de qualificação, mas necessitam de supervisão;

- Tosadores e Esteticistas necessitam de qualificação mínima de 200 horas sobre os conhecimentos gerais e específicos, necessários para exercer a função e para desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre um e quatro anos;

- Por mais que não seja mais exigido por lei (devido a uma alteração atual na legislação de pet shops, que eu considero absurda!!!!), pergunte se há acompanhamento e supervisão de um médico veterinário plantonista, durante todo horário de funcionamento do salão;

Afinal, todos nós queremos oferecer aos nossos pets segurança, saúde, compromisso, respeito e muito amor, não é mesmo? Então é nosso direito nos envolver e entender ao máximo essas questões.

*Maiores informações: http://www.ocupacoes.com.br/cbo-mte/519310- esteticista-de- animais-domesticos

Christine Fortes Brito

Médica Veterinária

CRMV 1020 PI

Facebook: Mr. Pet

Instagram: @animaniazblog