Prefeito comenta sobre novos concursos públicos e nomeação para Guarda Municipal

Durante o Programa Café com Informação, Firmino Filho comentou sobre novos concursos

Este ano, a capital piauiense completa 165 anos e são inúmeros os desafios que ela enfrenta, seja na segurança, saúde, educação e no transporte público. Em comemoração ao aniversário da capital, o programa Café com Informação convidou o prefeito Firmino Filho para falar sobre esses desafios e responder perguntas feitas por nossos seguidores do facebook.

Arimatéia Azevedo e Firmino Filho (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)
Arimatéia Azevedo e Firmino Filho (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)

Concursos públicos

Entre vários temas e questionamentos, o prefeito Firmino Filho respondeu a respeito de concursos municipais para professores, nomeação da Guarda Municipal e do edital da Strans  (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina). “Antes é importante falarmos da vocação econômica da nossa cidade. A nossa cidade não pode se desenvolver só na questão do poder público. Porque o poder público não gera riqueza, mas a distribui. Infelizmente, os entes dependem dos órgãos públicos. É por isso que existe a dependência do nosso mercado de trabalho de concurso público”, explicou o gestor municipal.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)
Prefeito de Teresina, Firmino Filho (Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)

Firmino Filho prossegue respondendo a pergunta ao declarar que é importante construir uma cidade que seja menos dependente de concurso público. "Temos vários setores de serviços se fortalecendo. Mas em relação à educação, estamos fazendo concursos de acordo com a necessidade da rede pública. Todos aqueles que foram aprovados para quantidade de vaga existente já foram chamados e os classificados serão chamados de acordo com o surgimento de novas vagas que iremos abrir nos próximos meses, que serão muitas”, ressaltou.

Em relação ao concurso da Guarda Municipal, o prefeito explicou que a gestão municipal tem convocado dez classificados por mês. “E no final do prazo, iremos chamar todos os restantes. Ou seja, os aprovados no concurso da Guarda Municipal serão devidamente convocados”, acrescentou.

Quanto ao edital da Strans, o Firmino Filho comentou que eventual um concurso para o órgão pode eventualmente ser realizado no próximo ano. “Não existe nenhuma determinação ou compromisso nosso de fazer esse concurso. Se houver necessidade, nós iremos fazer no futuro”, finalizou.

Café na Rua

No Quadro “Café na Rua”, o Programa conta com a participação de moradores de vários bairros de Teresina, que questionam a falta de segurança na cidade e a paralisação de algumas obras.

Assista abaixo ao programa na íntegra: