O que acontece com o corpo logo depois da prática de exercício

As mudanças produzidas após à prática esportiva são provocadas pela produção de uma série de hormônios

Durante os 30 minutos após treino, aumenta a sensação de relaxamento, muda o funcionamento do pâncreas e cresce a capacidade de atenção. Ao se exercitar, o celebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando. Uma atividade física habitual consegue, além de diminuir o peso e manter um corpo bonito, melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde. 

As mudanças produzidas após à prática esportiva são provocadas pela produção de uma série de hormônios, como a testosterona, a adrenalina, o cortisol e as endorfinas. Como isso se traduz na prática: estes químicos produzirão um estado transitório de relaxamento, que podem durar várias horas, dependendo da intensidade do treinamento. Estes efeitos, efêmeros, perduram no tempo à medida que se aumenta a frequência do treino. Ao relaxamento dos primeiros 30 minutos, podemos acrescentar rapidez mental, necessidade de açúcar, queima de calorias e sensação de bem-estar.

O importante é que a intensidade dever ser correta, com progressão, porque o que hoje é muito intenso, em duas semanas não é mais, e devemos aumentar o nível de treino. O exercício ajuda a combater as respostas hormonais e sintomas de ansiedade, mas, claro, não resolve o foco de estresse se for provocado por outros problemas.

Treinar faz com que os músculos queimem uma quantidade maior de açúcar procedente do sangue. O pâncreas precisa produzir menos insulina para manter o nível glicêmico sob controle, produzindo risco menor de sofrer de diabetes. As investigações sugerem que modelos de treinamento de alta intensidade e força têm um impacto positivo no equilíbrio da insulina durante os 30 minutos posteriores à atividade. Estudos recentes sobre o assunto já mostram, por exemplo, que malhar por apenas alguns minutos, da forma que você preferir, já é a quantidade suficiente para começar essas alterações de DNA em seu corpo. É por isso que, ao fazer exercício físico com regularidade você começa a se tornar uma pessoa mais saudável e com um físico mais bonito (e magro também).

São vários benefícios, também há consequências não tão desejadas, como a desidratação. Por isso, é conveniente repor todos estes líquidos até duas horas depois do final da atividade. E levar em conta também a perda de sais minerais, que devem ser repostos, assim como os eletrólitos que gastamos [com bebidas ricas em sódio]. A saturação de ácido lático no sangue e o esgotamento das reservas energéticas são solucionados com uma volta pausada à calma e com o consumo de carboidratos.

Mas, enfim, quando você levanta do sofá e se exercita o que começa a acontecer dentro de você é quase como a descoberta da fonte da juventude. Isso porque, com o exercício físico, as sensações de recompensa e de ânimo são quase que instantâneas como você vai ver. Inclusive, elas são independentes dos resultados do exercício físico, que costumam demorar até ficar visíveis, sejam eles para ganho muscular ou para o emagrecimento.

Até a próxima e bons treinos!

Marcell Brandão Wercklose

Prof. Esp. em Lesões no Esporte.

Prescrição do Exercício.