Reflexão para fim de ano - Sonhar é uma questão de atitude e persistência

Lucília Santos - Formação internacional em Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista comportamental e Analista 360º pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: Neuropsicologia, Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos humanos e Neuropsicopedagogia Clínica. Atua como coach, palestrante, escritora e professora. Colunista dos sites Portal Educação, RH Portal e Recanto das letras.
.


Sonhar é uma questão de atitude e persistência

          Tudo na vida começa com um sonho. E você já tentou realizar seus sonhos ou resolveu engavetá-los por algum impedimento. Então, lembre-se de que um sonho não realizado é uma parte de você que deixa de existir.

          Sonhos não têm idade para existir, não envelhecem, é uma dádiva que não tem prazo de validade para se idealizar e concretizar. Todo instante é tempo para existir em sua imaginação. Cada sonho tem um toque especial, que toca nosso mais íntimo sentimento, com vontade de existir.

          Não tenha medo de sonhar, não seja covarde, tenha atitude para sair da sua zona de conforto e realizar o que deseja. Dê oportunidade para você criar e realizar sua própria felicidade através de seus sonhos. Seja criativo e persistente diante dos desafios impostos.

          Tenha determinação para alimentar novos ideais, lute por uma causa, seja ela pessoal, profissional ou social. Sonhar é fundamental para nossas vidas, logo criamos oportunidades para inventar e perpetuar nossa existência.

          Seja protagonista de sua própria vida, mexa-se, envolva-se , lute para conquistar seus sonhos. Não delegue esta função a ninguém. Você é inventor de suas próprias ações. E se você quer ser feliz, é hora de agir, é momento para criar seu plano de ação. Escreva suas metas e objetivos e transforme seus sonhos em projetos de vida.

          Não esqueça que é insanidade mental, sonhar e não mudar seus padrões de pensamentos, sentimentos e atitudes. Não se muda uma realidade para melhor, agindo com o mesmo perfil comportamental que você vem adotando há vários anos. Mude sua realidade, esqueça da mesmice, seja um realizador.

          Crie e alimente constantemente seus sonhos. É momento de você tirar da cabeça e colocar no papel e formular um planejamento estratégico para atingir seus alvos e metas. Cabe lembrar que de posse desse arsenal é interessante pôr em prática seus antigos desejos que permanecem adormecidos esperando que você tome uma atitude. Mude, a hora de agir é agora.

          Liberte-se e aja para atuar como um líder de sua imaginação e de suas realizações. É válido pontuar que não devemos ser apenas um sonhador e sim um realizador. E para que esse perfil mude é necessário coragem, determinação, ousadia, foco, disciplina, paixão, obstinação, persistência, dentre outros aspectos.

          Não basta sonhar, é preciso assumir riscos. Não tema, ouse ir além. Tenha coragem para enfrentar os obstáculos e adversidades sabendo que sua atitude envolve valores, visão de futuro e uma missão de vida que moram dentro de você. Conheça-se melhor e descubra seus poderes.

          Portanto, não esqueça de suas habilidades e conhecimentos. É hora de agir, porque você mesmo é o autor de sua própria história. Invente-se, movimente-se, respire fundo e transforme-se na sua melhor versão e garanta sua felicidade plena através da sua liberdade de sonhar.

          Vale destacar que a algumas pessoas têm iniciativas e poucos alcançam o sucesso. Se seu sonho é complexo, que demanda muitas etapas para ser concluído, fragmente-o em pequenos objetivos. Se não conseguir realizar na primeira tentativa, tente a segunda e se não conseguir na terceira tentativa, observe seus erros, analise...reflita... persista, tente mais uma vez até conseguir êxito. Ao atingir sua meta, comemore cada etapa concluída, pois é mérito seu.

          Cabe mencionar que vale a seguinte premissa ao tentar realizar seus sonhos: Vencedores fazem acontecer e perdedores deixam acontecer. E você, que postura deve adotar ou assumir?. Pense nisso com cautela e reflexão.
          Sendo assim, seja ousado e pague o preço de seus sonhos, vale muito a pena. Tome as rédeas da sua vida, tome posse.
E nunca esqueça que vencer é uma questão de atitude, então sonhe e ganhe o mundo! ( Por Lucília Santos)