Eita, blog novo...vem ver!

A jornalista Valéria Amorim apresenta seu blog no Portal AZ e entrevista a Master Coach Raíssa Guanieri.

Olá pessoal! Bem-vindo a esse novo blog. Meu nome é Valéria Amorim (essa aqui da foto), sou jornalista e repórter do Portal AZ, ou seja, estou em casa, mas aqui nesse blog a minha intenção é justamente fugir um pouco dessas matérias rotineiras e que a gente já não aguenta mais ver (mas que, por favor, continuem acessando senão eu fico desempregada! haha). 

Aqui no blog eu quero trazer pra vocês não só entrevistas e reportagens, mas dicas e curiosidades envolvendo assuntos do nosso cotidiano que ainda são pouco discutidos ou mesmo desconhecidos. Beleza, Saúde, Comportamento, Moda, enfim... quero falar sobre o que é bom e que, claro, vai poder servir pra você.

Inclusive, já que estamos falando de um novo projeto, eu quero começar mostrando uma conversa maravilhosa que tive com a Master Coach Raíssa Guanieri. Até então, não se falava tanto sobre isso, mas várias pessoas vêm recorrendo à orientação desses profissionais.  

Coach Raissa Guanieri
Coach Raissa Guanieri

Então afinal, o que é Coach? Coach é o profissional que exerce o coaching, ou seja, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

A Raíssa me contou que um dos motivos para procurar o curso foi a busca de novos conhecimentos e claro, sair da zona de conforto. Ela é formada em fisioterapia, mas há quase um ano decidiu se especializar no método CIS (Coach Integral Sistêmico).

“A primeira coisa que você aprende é a questão da inteligência emocional, que parte do principio de que eu consigo gerenciar as minhas emoções e levar em consideração as emoções alheias. Consequentemente eu passo a me comunicar da melhor maneira pra obter um melhor resultado com as outras pessoas”, conta.

Pra quem não conhece ou já ouviu falar apenas por alto, o método CIS é uma técnica desenvolvida pelo master coach, palestrante e conferencista internacional, Paulo Vieira. Consiste no desenvolvimento pessoal e profissional totalmente voltado para a realização de objetivos.

Os especialistas nessa área vêm sendo cada vez mais procurados por quem precisa de foco e deseja cumprir metas.

Raissa ministra palestras e faz atendimentos individuais com seus coachees
Raissa ministra palestras e faz atendimentos individuais com seus coachees

Já faz quase um ano que a Raíssa deu início ao curso oferecido pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico) e concluiu em outubro a categoria Golden Belt. Através do Business Coach, ela ministra palestras e faz atendimentos individuais orientando seus coachees (pessoa que passa pelo processo de coaching) a ter um melhor planejamento de suas metas em torno da carreira profissional.

Entre seus clientes está o bodybuilding Pedro Lima e a cantora Camille Rio Lima.

“Muita gente só para pra pensar no que vai fazer amanhã e olhe lá. Geralmente a pessoa já vem com a demanda bem especifica. Ou ela quer montar um projeto ou está confusa emocionalmente, se sentindo apática, ou seja, meu desafio acaba sendo desenrolar o que a pessoa tem na cabeça pra a partir daí ela conseguir executar seus projetos”, explica.

Ela conta que uma das ferramentas na hora de orientar o coachee é fazê-lo perceber como a vida dele está e onde ele pretende chegar. Com isso são estipulados prazos de dia/mês/ano para que ele cumpra as metas definidas ao longo dos encontros.

"Nós fazemos inclusive pesquisas de pessoas de sucesso. Reunimos o que elas tem em comum e que as diferenciarem das demais. Baseado nisso podemos definir uma série de rotinas como a gratidão, a elaboração, a escrita e a repetição de características positivas. Muitas crenças que adquirimos no decorrer da vida acabam nos privando de concretizar nossos objetivos então para isso servem as tarefas pontuais como a leitura de um livro, ou mesmo filmes. Essas atividades servem de conhecimento e podem alterar essas crenças modificando nosso pensamento, sentimento e comunicação.", diz Raíssa Guanieri. 

Como já foi dito, para atuar no mercado como Coach Integral Sistêmico, é preciso ser certificado pela Febracis, por meio da Formação em Coaching, curso que proporciona imersão no CIS e possui certificação emitida pela Florida Christian University (FCU). Atualmente, os tipos de coaching mais comuns e abrangentes, são:  Coaching Financeiro, Coaching Business, Coaching de Saúde, Coaching Executivo, Coaching para Relacionamentos, Coaching Carreira e Coaching Esportivo.

É dica que você quer?

A dica de hoje é sobre um filme que a Raíssa recomenda aos seus coachees que é o "Poder Além da Vida" (assista abaixo). Baseado no livro “O caminho do guerreiro pacífico”, do autor Dan Millman, o filme trata sobre a vida do próprio Millman (Scott Mechlowicz).

Apesar de ousado e arrogante, o adolescente é um talentoso ginasta que sonha em participar das Olimpíadas e que depois de sofrer um grave acidente, muda totalmente sua maneira de pensar e agir.

“Três regras: paradoxo, humor e mudança.

Paradoxo: A vida é um mistério. Não perca tempo tentando entendê-la.

Humor: Tenha senso de humor. Especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.

Mudança: Nada permanece o mesmo." — Poder Além da Vida