Micropigmentação: Devo ou não fazer?

Micropigmentação corrige falhas, além de cicatrizes e realçar o olhar

Olááá pessoas!

Eu já vinha querendo fazer uma postagem direcionada a beleza, estética, enfim, coisa de mulhezinha... Então aqui vai: Hoje o assunto é Micropigmentação, que é um dos procedimentos estéticos mais procurados atualmente pelas brasileiras por ser rápida, indolor, segura e proporcionar um rosto mais harmonioso.

Micropigmentação Fio a Fio feito pela designer de sobrancelhas Cyleide Sousa
Micropigmentação Fio a Fio feito pela designer de sobrancelhas Cyleide Sousa

A designer de sobrancelhas, Cyleide Sousa conta que com a Micropigmentação, também é possível corrigir falhas, além de cicatrizes e realçar o olhar.

“A Micropigmentação de sobrancelhas é uma espécie de tatuagem superficial feita apenas na primeira camada da pele, que dura de seis meses a dois anos, de acordo com os cuidados especiais e os produtos que você aplica sobre ela”, explica.

Querendo ou não, por ser uma coisa mais permanente do que o Design com Henna, muitas mulheres ainda ficam receosas de fazer a Micropigmentação, com medo de não gostar do resultado. Pra que isso não aconteça, é importante você procurar alguém que realmente saiba fazer o procedimento, que veja resultados bacanas, por que enfim, tem lugar que não podemos confiar.

Sério gente... não façam com qualquer pessoa!
Sério gente... não façam com qualquer pessoa!

“Eu inicio com uma ficha de cadastro e anamnese, daí analiso a sobrancelha da cliente. Depois eu tiro uma foto para documentar o procedimento e começo a fazer um trabalho prévio nas sobrancelhas usando uma ‘linha egípcia’ e uma caneta profissional, simulando o desenho ideal para cada rosto”, conta.

A Cyleide me explicou que todo o procedimento é feito de acordo com o que a cliente solicita.

“Eu explico sobre a cor do pigmento que vai ser empregado e como essa cor vai se interagir com a melanina. Depois da simulação do desenho e da aprovação da cliente é aplicado um anestésico tópico. Vinte minutos depois eu inicio o trabalho de Micropigmentação, sendo que, durante o procedimento é aplicado constantemente outro anestésico que colabora para o bom andamento do trabalho e conforto da cliente”, diz.

Mais uma Micropigmentação Fio a Fio feito pela designer de sobrancelhas Cyleide Sousa
Mais uma Micropigmentação Fio a Fio feito pela designer de sobrancelhas Cyleide Sousa

E aí, depois do término, o trabalho é fotografado e a cliente recebe as instruções de como cuidar do procedimento em casa e o que vai acontecer com o procedimento de Micropigmentação durante o período de 10 a 30 dias, o que, segundo Cyleide, é imprescindível para o sucesso do procedimento. 

Lembrando que não existe só um tipo de Micropigmentação... São três na verdade: A Fio a Fio, a Esfumada e a Compacta.

"A Micropigmentação Fio a Fio é a técnica mais natural e mais pedida atualmente. Nela os fios são desenhados na mesma espessura e direção dos pelos já existentes, o que torna o visual muito natural. Na esfumada o desenho é mais nublado, com um efeito semelhante ao do lápis de sobrancelha. É ideal para quem deseja reforçar a cor, ou seja, para quem já tem um desenho marcado, mas precisa de volume na cobertura. Já a compacta é uma técnica muito usada há alguns anos, quando não havia tantas alternativas em Micropigmentação, esse tipo de correção de sobrancelha não é aconselhado, pois marca muito a face. É feito como um desenho chapado, que delimita um desenho forte e artificial", explica.

Anotado more...
Anotado more...

A Micropigmentação só possui restrição pra quem tem alergia. apresenta anemia, está sob tratamento de quimioterapia ou possui diabetes. Então gatas é isso, espero ter tirado a dúvidas [de quem pretende fazer]. E recomendo caso você queira deixar suas sobrancelhas mais belas por mais tempo. 

Por falar nisso, antes da dica de hoje vou deixar aqui o link do insta do Blog Valéria Amorim para você clicar e concorrer a uma promoção de Design com Henna oferecido pela Cyleide lá no Espaço de Beleza Modeleth.

Confere lá na foto oficial as regras e participe! A promoção segue até o dia 15 de fevereiro.

Design com Henna feito pela Cyleide Sousa na Modeleth
Design com Henna feito pela Cyleide Sousa na Modeleth

É dica que você quer?

Os cuidados pós-micropigmentação, o tom da pele, os tratamentos com ácidos e a exposição ao sol podem interferir na durabilidade dos pigmentos. Confira alguns cuidados:

- Evitar sol nos três dias seguintes ao procedimento, usar protetor solar e evitar o calor, inclusive do secador de cabelo. O calor dilata os poros e pode espalhar os pigmentos;

- Não molhar as sobrancelhas nas primeiras 48 horas;

- Usar apenas água boricada ou soro fisiológico com compressas geladas para higienizar a área, ao menos duas vezes por dia nesse período de 48 horas. Não se deve utilizar sabonete, nem mesmo líquido, ou qualquer outro produto durante esse tempo;

- As mãos devem estar muito limpas antes de qualquer procedimento na área micropigmentada, durante a cicatrização;

- Usar vaselina em forma de pomada ao menos quatro vezes por dia, para hidratação do local;

- Usar cicatrizante duas vezes ao dia na primeira semana após a micropigmentação;

- Após as primeiras 48 horas do procedimento, pode-se lavar o rosto no máximo duas vezes por dia, com sabonete neutro;

- Não esfoliar a pele micropigmentada. Nada de coçar ou remover as casquinhas! Isso evita a contaminação por bactérias e ajuda a fixar os pigmentos na pele;

- Não usar maquiagem até que a cicatrização esteja completa;

- Não ingerir bebida alcoólica nos primeiros 15 dias;

- Não frequentar sauna, piscina, mar, cachoeira e nem se expor a atividades na água ou que causem muito suor nos primeiros 15 dias;

- Não use cosméticos à base de ácidos, nem abrasivos, no local em que foi feita a micropigmentação, por dois meses.