Com risco de desabamento, penitenciária de Esperantina é interditada e presos são transferidos

Cerca de 167 presos foram levados para outras unidades do Estado

Na noite desta quarta-feira (11), a Penitenciária Regional de Esperantina foi interditada. Através da Operação Erupção, os 167 presos que estavam no local foram transferidos para outras unidades. Ficaram no local apenas os que trabalham nas hortas e ajudam na reforma do presídio. 

Presídio de Esperantina
Presídio de Esperantina

Com escolta especializada e fazendo uso de 25 veículos e viaturas, a operação de transferência contou com a ajuda de 30 agentes penitenciários e 40 policiais militares de Esperantina, Teresina, Altos, São Raimundo Nonato e Parnaíba.

Devido à apuração de risco de desabamento feito pelo setor de engrenharia, a Secretaria de Justiça decidiu fechar a area de pavilhões. 
Por conta da precária situação do presidio, ocasionada pela rebelião que aconteceu na sexta feira (6), no decorrer da semana foram registradas dezenas tentativas de fugas no presídio. Alguns detentos obtiveram êxito e conseguiram deixar a prisão. Alguns foram capturados durante os outros dias.

Relembre: 

Quase 400 presos fazem novo motim na Penitenciária de Esperantina

Mais uma fuga é registrada na Penitenciária de Esperantina. Dez presos escaparam

Secretaria envia reforços para Esperantina. Ao todo 53 presos estão foragidos

Sobe para 41 o número de presos recapturados da Penitenciária de Esperantina


Na segunda-feira (9), após reunião em Brasília com o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira e o Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o presidente Michel Temer autorizou à um contingente da Força Nacional De Intervenção Penitenciária (FTIP) atuar nas unidades prisionais do Piauí. 

Mais lidas nesse momento